Editor Inspiring Future

Como lidar com feedback negativo

Categoria: Amplifica-te

 
Antes de começarmos a abordar o feedback negativo, as suas consequências e como lidar com o mesmo, é importante teres em mente que falhar é uma parte integrante do crescimento e do caminho para o êxito. Não há almoços grátis, certo? Pois também não há super-homens ou super-mulheres. E o que é que isto tem que ver com como lidamos com o feedback? Porque primeiro passo é dado por nós: assumir o erro, caso exista. 
 
Há duas causas para erramos e, consequentemente, termos comentários negativos: desleixo pessoal ou falta de tempo. O último é menos preocupante, sendo que a razão para não entregarmos o trabalho a horas ou com qualidade devida prende-se por termos muito. Para esta opção temos duas soluções: redefinir prioridades ou, se não há volta a dar, tentar mudar a situação conversando com que delega. Já o desleixo pessoal implica uma redefinição de vontades - estás motivado? É isso que queres fazer? Se a resposta é não, há que encontrar uma maneira de te motivares ou então o melhor é procurares inspiração noutro lado.
 
Receber feedback negativo, ou "um puxão de orelhas", como se diz em bom português, nunca é algo que levamos de bom grado e muitas vezes tendemos a procurar formas de nos desculpabilizarmos. É importante ouvirmos com atenção as críticas que nos fazem tal como é fundamental reavaliarmos constantemente o nosso trabalho - ritmo, pontualidade, qualidade, eficácia. No fundo, se estamos a ir ao encontro com aquilo que nos comprometemos. Desta forma, nunca somos apanhados desprevenidos. Vale a pena ainda referir que um pedido de desculpas nada vale se não for seguido de uma (proposta de) solução.
 
Resumindo: é importante sermos humildes para admitirmos os erros e predispormo-nos a apresentar soluções, tal como é vital refletirmos sobre como estamos a trabalhar e se temos condições para fazer o melhor possível.
 
Artigo inspirado em How to Respond to Negative Feedback, de Stacey Lastoe


Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.