Content Marketeer @ ComparaJá.pt

Cenas importantes se vais viajar nas férias: Cartão de crédito

Categoria: Amplifica-te

Sabias que ter um cartão de crédito pode trazer muitas vantagens se o usares de forma responsável?

O ComparaJá.pt quer ajudar-te a compreender este produto (que é financeiro), e para tal vamos te ensinar tudo o que há para saber sobre cartões de crédito,quais são os melhores para ti que és estudante e como os podes usar de forma responsável.

Comecemos pelo básico:

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é uma forma de crédito revolving. Revólver? Não, revolving!
Significa que é um crédito que está sempre disponível (e que tem um plafond, isto é, um limite máximo do que podes gastar) que vais usando e pagando ao longo do tempo, sem ter um prazo fixo.
 
Por exemplo, se decidires hoje levar a namorada a jantar fora e decidires pagar com o teu cartão de crédito, só no dia em quem estipulaste com o banco é que este vai buscar o dinheiro à tua conta (conta chamada "à ordem"), mas, até lá, o valor do vosso jantar é reduzido do teu plafond disponível. É so subtrair!!
Simples, certo?
 

Então mas isto é de borla, não tem juros? O que são juros?

Não tem juros necessariamente. E juros é o preço do dinheiro. É um valor sobre os euros que te são emprestados. É assim que os bancos geram capital. Os cartões de crédito têm várias modalidades de pagamento, e podes escolher entre elas.

Sendo que todos têm disponível o pagamento a 100%, ou seja, no dia acordado, o banco retira a despesa total da tua conta e é como se apenas fosse feito um “atraso” do pagamento, não estando sujeito a quaisquer juros.

Se optares por pagar depois dessa data, estarás então sujeito a juros. Mas também posso pagar em vários meses ou não?

Sim, podes pagar por exemplo 50%, ou até mesmo só 10% dependendo do cartão e do banco.

Nestas modalidades vais pagar juros sobre o dinheiro que usaste, portanto convém saber qual é a TAEG do teu cartão…

TAEG?

Sim, a TAEG - Taxa Anual Efectiva Geral  é a taxa total a que estás sujeito quando utilizas o teu cartão e é a melhor forma de comparar o custo de vários cartões de crédito.

 

Porreiro pá. E como é que escolho o melhor para mim?

Bom, se vais viajar pela Europa fora, a primeira coisa a perceber é se o cartão cobra comissões pelos pagamentos ou levantamentos que faças lá fora.
Regra geral, dentro do EEE (Espaço Económico Europeu), não vais pagar qualquer comissão sobre pagamento de serviços ou bens se usares o cartão de crédito (excepto numa bomba de gasolina, onde a maioria dos bancos cobra 0,50€).
 
Já nos levantamentos todos irão cobrar-te uma taxa fixa e uma comissão variável, portanto o ideal é não levantar dinheiro com o cartão de crédito, tirando numa emergência. 

E mais?

Outra das características interessantes dos cartões de crédito é a oferta de seguros, que deve ser um dos factores a ter mais peso na tua escolha. Azares acontecem, mas se tiveres um seguro nem tudo está perdido.Dependendo do cartão que escolhas, podes inclusive ter acesso a vários seguros num só cartão.

 

Os mais habituais são os seguintes:

  • Seguro de Assistência em Viagem

  • Seguro de Viagem - Acidentes Pessoais

  • Seguro de responsabilidade Civil

  • Seguro de Bagagem

 

Para além dos seguros, deves ter em conta se o cartão tem ou não anuidade.

Alguns cartões oferecem a anuidade, outros oferecem esse valor caso se faça transacções num valor pré-definido com o cartão, e noutros a anualidade tem mesmo que ser paga.

Se o cartão de crédito for algo a que vais dar muito uso durante o ano, é fácil atingir os valores que a maioria dos bancos pedem para oferecer a anuidade do cartão e estes cartões, por norma, têm TAEG’s mais baixas do que os com anuidade gratuita.

A oferta de cartões de crédito é muito grande em Portugal (mais de 70 cartões diferentes) e como tal recomendamos que compares aqui toda a oferta do mercado.

Da nossa parte é tudo, boas férias!


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.