Life Hacks

Até que ponto a música nos pode ajudar durante o estudo?

Sara Júnior
Redatora com Futuro
25 Janeiro 2018

É comum haver dois tipos de pessoas enquanto estudam: as que ouvem música e as que não gostam de o fazer. Mas será que a música, durante o estudo, não é algo prejudicial ou será que acaba mesmo por trazer alguns benefícios a quem o faz? Vamos tentar descobrir!

Benéfico ou Prejudicial?

Segundo algumas pesquisas, ouvir música enquanto se estuda pode trazer benefícios para o estudante. A pesquisa mostrou que os estudantes que ouviram música clássica durante o estudo tiveram um desempenho em média 12% melhor em testes ou exames. Mas aqui está o ponto chave desta questão. O problema é que, a maioria dos estudantes que ouvem música enquanto estudam, não optam por música clássica ou instrumental. A maioria dos alunos ouve a música do dia-a-dia, os seus gostos, hip-hop, pop, eletrónica…

Que tipo de música é aconselhável? 

A música clássica ou instrumental é a mais indicada para se ouvir enquanto se estuda. As músicas por assim dizer, vocalizadas, muitas das vezes, acabam por distrair os estudantes (começamos a cantar, a escrever a letra da música em vez do resumo da matéria, etc.), acabando por se tornar algo mau para o estudo.

Mas este tema é bastante subjetivo. Cada um tem o seu método de estudo e a sua própria forma de se concentrar. O que resulta com uma pessoa pode não resultar com outra, e o que distrai um pode não distrair o outro. Mas, no geral, o aconselhável é mesmo ouvir músicas instrumentalizadas, sons da natureza, música clássica… Cada um de nós pode tirar um grande proveito da música na hora de estudar!

Fica aqui com uma playlist


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!