Editor Inspiring Future

As primeiras coisas que deves fazer depois de entrares para uma entrevista de emprego

Categoria: Amplifica-te

Cenário: Estás na sala de espera, sentado na cadeira que afinal não é assim tão confortável. Levas alguma coisa nas mãos? Uma cópia do CV, talvez. Boa. Sempre a mais do que a menos. Eles já devem ter uma, mas outra mostra dedicação e empenho. Antes, fizeste a tua pesquisa sobre a organização para onde vais trabalhar. Check. Também já sabes que dúvidas queres tirar? Muito bem. 

Agora: Sabes responder àquela questão "Fale-me um pouco sobre si..." Mas... Como é que planeias apresentar-te em atitudes e linguagem corporal à organização em que queres trabalhar? Sim, porque não te apresentas a apenas quem te faz a entrevista, é à empresa.

Já se sabe, as primeiras impressões são aquelas que ficam na memória - justa ou injustamente - na maioria das vezes é assim. Portanto, eis o que tens de fazer

  • Não assumas que a primeira pessoa com quem falas depois de chegares sabe o que vais ali fazer - explica que vens para uma entrevista de emprego e diz o teu nome. 

 

  • Olha nos olhos das pessoas - este é um 'must' e que apenas colocamos para reforçar a ideia do quão importante é. De resto, deves falar olhos nos olhos com as pessoas sempre. #ConselhoParaAVida

 

  • Aperto de mão firme - outro #ConselhoParaAVida. Mostra segurança e determinação, ao passo que o contrário deixa muito má imagem. Atenção que não é suposto esmagar a mão de quem cumprimentas. Por último, o aperto de mão é unissexo.   

 

  • Cumprimenta - da forma que te explicamos - todas as pessoas que te entrevistem. Ou seja, se há mais do que um entrevistador, mas só um é que se levantou ou te cumprimentou, fá-lo com os restantes intervenientes da entrevista.

 

  • Se te oferecerem um copo de água, aceita. Esta é uma forma de demonstrares que a relação não é apenas de ti para a organização, mas também vice-versa. E sempre dá para limpar a garganta. 

 

Estes #ConselhosParaAVida dizem respeito apenas ao momento em que entras nas instalações da organização e passas para a entrevista, antes de esta começar. Fica atento, que brevemente publicaremos o que deves e não deves fazer durante a entrevista. 


Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.