Multimedia Freelancer, mestrando na UAveiro

Aproveita ao máximo a vida académica

Categoria: Amplifica-te

Trabalhaste muito para chegar a este ponto e isso é de louvar. Dou-te as minhas sinceras congratulações! Entraste na universidade e no curso que sempre quiseste e agora vais andar a todo o gás para dar tudo por tudo. Não vai ser fácil, acredita em mim.
Vais ter momentos em que tu e os teus amigos vão andar de rastos de tanto trabalho que só querem uma cama para dormir e outros em que vais andar a saltar de tanta alegria com as boas ocasiões que partilharás com os teus amigos e colegas de curso. Já deves ter ouvido que os teus anos de faculdade são os melhores anos da tua vida e acredita em mim quando digo que isso é verdade.

Em 2012 entrei na Universidade de Aveiro no curso de Novas Tecnologias da Comunicação. Terminei em 2015 com uma boa média e decidi especializar-me no Mestrado em Comunicação Multimédia. Mas, ao longo dos meus 3 anos de licenciatura, eu nunca estive parado. Estive arduamente a investir na minha formação enquanto futuro profissional na minha área.

Lançares-te ao mundo profissional enquanto frequentas o ensino superior é a tua melhor aposta para colocar na prática o que mais te dá prazer fazer. É uma maneira do mercado ficar a conhecer quem és e quais os teus talentos. No meu caso, sendo o meu curso ligado à comunicação, tecnologia e multimédia, vi a oportunidade de mergulhar de cabeça no mercado de trabalho para contribuir com as competências que ia adquirindo ao longo da minha formação académica. Comecei a desenvolver o meu portefólio de trabalho, a entrar em projetos empreendedores e a voluntariar-me junto de entidades profissionais. Atirei-me às redes sociais e elaborei o meu Curriculum Vitae. Criei a minha página de Facebook dedicada ao meu percurso profissional e elaborei o meu próprio website pessoal onde agrego e partilho os serviços que disponibilizo como freelancer de multimédia e as atividades nas quais estou envolvido. Tudo isto foi possível graças ao meu curso que me ajudou muito a crescer e me permitiu ter uma visão mais ampla daquilo que me esperava no mercado de trabalho e daquilo que ele mais precisa.

Aproveito para te deixar algumas dicas:

 

1.Cria a tua rede de contactos

Tens algum tempo livre só para ti? Em vez de ires ao Facebook, cria uma conta no Linkedin e começa a criar a tua rede de contactos e a interagir com eles. A isto chamamos de networking e o seu poder é incalculável. Muitas são as histórias de pessoas que arranjaram um emprego apenas por conhecerem pessoas ligadas à sua área. Quem sabe se até tu podes ser um delas? Nunca saberás se não tentares!

 

2. Frequenta eventos profissionais

Sempre que puderes, vai a palestras, workshops ou congressos que sejam do teu interesse. Frequenta feiras de emprego e job parties. Existem muitos eventos do género e quase todos os dias estão a ser lançados mais que são totalmente gratuitos, portanto não precisas de te preocupar em gastar as tuas poupanças, apenas em ganhar conhecimento!

 

3. Mostra aquilo que vales

Começa já a construir o teu Curriculum Vitae e um portefólio com os teus trabalhos. Qualquer um pode ter um portefólio. Começa por aproveitar o que fazes nos trabalhos de faculdade. Se tiverem uma boa qualidade, porque não partilhar? Eles acabam por refletir o teu talento e as competências que foste adquirindo.

 
4. Voluntaria-te

Se há algo que as empresas valorizam muito hoje em dia é a nossa boa vontade e disponibilidade para ajudar os outros. O voluntariado pode ser uma outra porta de entrada para o mercado de trabalho. Existem inúmeros âmbitos onde podes exercer o cargo honroso de voluntário. Não tem de ser obrigatoriamente ligado a instituições de caridade. O Instituto Português do Desporto e Juventude, por exemplo, promove várias vezes ao longo do ano campanhas onde convidam jovens a participarem como animadores ou formadores. Ao te voluntariares, mostras ao mercado de trabalho que gostas de trabalhar por prazer e que não estás simplesmente agarrado à ideia de ganhar dinheiro.

 

Não te esqueças do que acabaste de ler! Aposta na tua formação profissional enquanto frequentas o ensino superior. Aproveita enquanto estás a amadurecer e goza ao máximo o tempo que tens nas mãos de modo a preparares-te para o futuro que segue na tua direção. Pode parecer que às vezes não tens tempo para tudo mas isso é meramente uma questão de gestão. Consegues fazer tudo o que tiveres em mente se delineares um plano. A minha sugestão é criares uma agenda pessoal para organizares o teu tempo. Até pode ser um calendário, desde que definas as tuas prioridades.

Obviamente que não deves esquecer do teu curso! Essa é a tua primeira prioridade neste momento. Faz as coisas consoante a tua disponibilidade de modo a não prejudicares os teus estudos. Organiza a tua semana, concilia as aulas com o tempo que dedicas à tua formação pessoal e profissional e vais ver que chegas longe, muito longe!

 

Espero que a minha experiência te tenha dado inspiração suficiente para te lançares ao mundo profissional e para não ficares somente preso à tua vida académica. De qualquer das formas, mais tarde ou mais cedo vais ter de enfrentar o mercado de trabalho mas poderás não estar preparado. Felizmente, tu podes evitar isso. Em vez de ficares somente a olhar para a teoria nas aulas, aproveita desde cedo e começa já a colocar essa teoria na prática.


Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.