Expert em Acesso ao Ensino Superior

Ainda há vagas para a 2ª fase?

Agora que os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso foram divulgados, chega então a altura de tomar decisões em relação à 2ª fase de candidaturas. Tens mais uma oportunidade para te candidatares ao teu curso de sonho. Pode parecer que as vagas foram todas preenchidas na 1ª fase, mas ainda há esperança

Como sei quantas vagas sobram na totalidade para a 2ª fase?

De facto, nunca consegues saber o numero total de vagas com que vais poder contar para a 2ª fase de acesso, pois elas podem ter várias proveniências diferentes:

 

 

- Não preenchimento do número de vagas total do curso (Consulta aqui o edital de vagas sobrantes);

Exemplo: o curso abriu 100 vagas mas apenas ficaram colocadas 80 pessoas.

- Vagas que não foram ocupadas porque os colocados não realizaram a matrícula na 1ª fase;

Exemplo: Há alunos que apesar de terem ficado colocados em 1ª fase, esqueceram-se ou arrependeram-se e não foram fazer a matrícula na Instituição, perdendo assim as suas vagas.

- Vagas libertadas instantaneamente por alunos que acabam por ficar colocados na 2ª fase, apesar de terem realizado a matrícula na 1ª fase;

Exemplo: O curso, aparentemente, até pode não ter vagas para a 2ª fase mas pode acontecer um “milagre”. Há alunos que fizeram a matrícula quando saíram os resultados da 1ª fase mas como essa não era a opção que queriam mais, candidataram-se à 2ª fase para outro curso. Caso entrem, libertam o lugar que era deles até então, abrindo assim uma vaga que pode ser para ti!

- Outras retificações e recolocações.

 

 

Não deixes de ler este artigo para saberes mais informações sobre os teus próximos passos e a candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso!

 


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.