Editor Inspiring Future

8 passos para deixares de ser profissional da procrastinação

Categoria: Amplifica-te

Olá. Tudo bem? Claro que sim - estás aqui no nosso site, bem aconchegado(a). Provavelmente tens alguma tarefa para ir fazer mas preferes estar a navegar no Facebook, até que encontraste este artigo. E fizeste muito bem! Porque agora vais aprender a lutar contra a terrível vontade de ficar a fazer absolutamente 0. Estás preparado para os oito passos? Se calhar são muitos de uma vez (quase mais do que aqueles para deixar de ser alcoólico), portanto esta semana ensinamos-te quatro e para a outra semana as restantes.
 
 

Pensa numa recompensa para quando terminares a tua tarefa

     Isto é como se se tratasse de um jogo: tens de ir desbloqueando níveis. Queres ir ao cinema ou jogar computador ou sair à noite mas tens um teste ou trabalho para entregar. O raciocínio é o seguinte: Só posso fazer aquilo que quero depois de terminar com a minha obrigação. Então vais estar motivado para fazeres o trabalho/estudo, pois a sua conclusão significa PLAY TIME. A isto soma-se também a sensação de dever cumprido, que só por si só, por vezes, funciona como uma recompensa!
 

Faz um calendário e escreve os prazos importantes

     Sabes como é que o surfista Garret McNamara surfou a maior onda do mundo? Ao traçar o seu plano de ação numa folha. Parece simples? Experimenta, então. Nós aqui na Inspiring também temos calendários onde apontamos o que é importante, que consultamos diariamente. Caso contrário, vais ignorar o que tens de fazer e entrar na espiral da procrastinação e acredita: TU NÃO QUERES ENTRAR NA ESPIRAL DA PROCRASTINAÇÃO!! O que um bom plano de ação ou simplesmente uma agenda te permite fazer é gerir a importância dos trabalhos e definir prioridades
 

Faz as tarefas mais difíceis o mais cedo possível

     A estratégia por detrás deste passo prende-se com a energia que temos ao longo do dia, e que se vai esgotando à medida que o dia termina. Assim, é aconselhável fazeres as tarefas que requerem mais predisposição e ânimo mais cedo, quando tens mais energia. Desta forma, também te vais libertar dessa tarefa mais cedo, o que significa que acabas por ter mais liberdade.
 

Deixa tempo livre para imprevistos

     Não definas um calendário com tudo contado ao milímetro, nem querias fazer tudo no mesmo dia porque é muito provável que surjam imprevistos. Desta forma, tens sempre espaço de manobra para o que possa acontecer apesar de não estar previsto e acabas por não comprometer o trabalho que tinhas agendado.


Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.