Editor Inspiring Future

5 técnicas para rentabilizares o teu tempo

Categoria: Amplifica-te

Com tantas cenas a acontecer, é perfeitamente normal que te distraias e percas o foco naquilo que realmente vai servir de alicerce na construção do teu futuro. Ainda és jovem e queres ser cool, portanto as tarefas e os trabalhos que esperem, não é assim? … não. A lógica é precisamente a contrária: primeiro fazermos as nossas obrigações e depois tudo o resto. Para teres tempo para aquilo de que gostas mesmo de fazer, explicamos-te como nos seguintes cinco pontos.

  • Compreender a importância do sucesso a longo prazo:

 

Hoje em dia gratificamo-nos por coisas que acontecem abundantemente e que, analisada melhor a situação, se calhar não têm assim tanto valor. Há que adquirir a mentalidade de alcançar mais e melhor. Para isso, é normal que demores mais tempo para chegar a esses resultados. Então, mentaliza-te de que o percurso vai ser longo mas que o êxito será muito mais recompensador.

 

  • Arranjar uma maneira e não uma desculpa:

 

De certeza que já ouviste/leste esta frase antes - é um dos nossos lemas! Encara com verosimilhança a dificuldade e o tempo exigido de cada projeto que fazes. Não divagues por obstáculos que não existem ou barreiras construídas apenas e só por ti. Evita as desculpas como forma de deixar de fazer alguma coisa e põe antes a tua produtividade e mente criativa em funcionamento, descobrindo uma maneira de concluíres aquilo a que te propuseste ou te pediram.

 

  • Desligar o teu eu perfecionista:

 

Este ponto é provavelmente aquele que afeta mais pessoas e que também requer um olhar atento. O que pretendemos é duas coisas: 1) o melhor trabalho possível; 2) num tempo realista. Se te preocupas com coisas acessórias ou acabamentos perfeitos, estarás a alagar desnecessariamente o tempo de execução de uma tarefa. Foca-te no essencial, sem nunca descurar o produto final. Este equilíbrio tem de ser encontrado por ti ao longo da tua vida.

 

  • Estabelecer as prioridades:

 

Uma vez um sábio unicórnio falante disse-nos “Se tens mais do que uma prioridade, então não tens nenhuma prioridade.” E não é que a criatura tinha razão? E ele tinha uma prioridade: dizer-nos aquela frase. Afere qual é a tarefa mais urgente, seja por causa de um prazo de entrega seja por dificuldade da mesma, e vai com tudo. Pode dar-te mais jeito fazer 5 tarefas simples para depois te focares na última mais complexa ou exatamente o contrário. Se vês que precisas de muito tempo para o projeto mais complicado, começa mesmo por aí.

 

  • Não deixar que o futuro te condicione o presente:

 

Afasta da tua mente dos os “ses” que poderão surgir depois de teres concluído o teu projeto. Não deixes que pensamentos negativos te afetem, numa esquecendo de que deves apurar a qualidade daquilo que fazer. Não te preocupes com “e se o sábio unicórnio falante me vem dizer que isto está tudo mal?” Até porque ele tem uma frase para ti: “mantém presente que nem o sucesso nem o fracasso são consequências finais.


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.