Editor Inspiring Future

3 princípios para obteres melhores resultados

Categoria: Amplifica-te

Já foste espreitar a tua média? Como está face ao que pretendes - em relação à tua entrada no ensino superior? Se precisas de melhorar as notas, damos-te aqui três dicas que à primeira vista podes achar que não têm muito impacto, mas olha que sim. Nós experimentamos - para inspirarmos cada vez mais malta - e resultou. Desde a concentração ao trabalho em equipa, passando pela criatividade, eis os três princípios que te vão ajudar para o que falta do ano letivo, se os puseres em prática!

 

Princípio da Concentração


Esta não é um palavra nova para ti, o que pode ser novo é que concentração requer que ponhas tudo aquilo que te rodeia em off. Redes sociais, telemóveis, televisão... Isto de pertencer à geração notificação não é fácil e temos muitas fotografias para postar e likes para dar, mas (há sempre um mas) já aqui mencionámos os malefícios do multitasking.
Através da Concentração focas-te naquilo que realmente interessa. Às vezes pensas que vais demorar uma eternidade a completar uma tarefa e se calhar vais mesmo, estando no facebook e no insta a ver fotos de sítios que queres conhecer... é normal. Portanto, afasta-te da social media por uns instantes e orienta a tua atenção para aquilo que é mais urgente. Esse é o truque. Desta forma, estás também a contornar a tão imagem de marca de muitos jovens: a procrastinação. 

 

Princípio da Auto-sugestão


A auto-sugestão é um técnica psicológica que valoriza os aspetos positivos das alterações de comportamento. Complicado? Simples! Se o teu objetivo é ter média de 16, o teu comportamento não pode ficar dependente dos 16 valores mas sim do que tens de fazer para atingir essa meta. Ou seja, estudar mais todos os dias, estar mais atento nas aulas. Assim, vais progredindo com base na causa e não na consequência e são essas as alterações comportamentais que ficam enraizadas para sempre. Em sentido inverso, se te obcecares com o 16, qualquer percalço que tenhas pelo caminho e te afaste desse valor vai fazer com que seja muito mais complicado alcançares o objetivo. A auto-sugestão apela ao teu lado mais criativo, tentando encontrar diferentes formas para completar uma tarefa (a curto, médio ou longo prazo).

 

Princípio "Master Mind"


Depois do domínio da tua própria mente, recorrendo às técnicas acima descritas, resta conseguir trabalhar em equipa e por também em prática ao trabalhar com os outros. Master Mind diz respeito "à coordenação do conhecimento e esforço, em harmonia, entre duas ou mais pessoas, que o intuito de alcançar um objetivo comum." Ao trabalhares em equipa, vários ajustes vão ter de ser feitos, sendo a palavra harmonia conceito chave para o êxito, tal como a existência de comunicação. Com a convivência acabamos por nos adaptarmos uns aos outros e até a adquirir hábitos dos nossos pares. Por isso, é importante escolher bem as pessoas com quem decides trabalhar.

Artigo inspirado em Three Principles to Change Your Habits and Your Life, de Robyn Reisch


Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.