Amplifica-te

3 coisas que deves aprender no secundário que te serão úteis na faculdade

Sara Júnior
Redatora com Futuro
16 Novembro 2017

Faz mais ou menos um mês que ingressei no ensino superior. Da alegria às saudades da família e dos amigos que começava a sentir, sem sequer ter saído da terra natal, são alguns dos exemplos de emoções que sentirás assim que souberes a tão esperada notícia de que és, oficialmente, universitário.

Mas não é disto que quero vir falar hoje. Como recente universitária, dei-me conta de algumas coisas que fiz, e outras que deveria ter feito, enquanto andava no secundário e me poderiam ser bastante úteis no início desta nova etapa.

  • Organização

Tenta a aprender a organizar-te. Ainda mal o semestre começou e os trabalhos e frequências já se começam a acumular. A matéria é tanta que mal tens tempo de fechar os olhos. Sem uma boa organização é impossível teres toda a matéria em dia, os livros e textos recomendados todos lidos e, também muito importante, teres tempo para ti próprio e para te divertires. Agendas e planeadores são boas formas de te manteres organizado e não te esqueceres de nada que possa ser importante.

  • Treinar a escrita

Se há coisa que me sinto orgulhosa de ter “treinado” durante o secundário é a escrita. Pode parecer uma coisa ridícula, mas treinar a escrita é algo que, num futuro próximo, te será bastante útil. A velocidade de ensino na faculdade não é, de todo, comparável à do secundário. Os professores dão a matéria muito mais rapidamente e não, não esperes que eles te enviem para o email os PowerPoints, porque são raros os professores que o fazem. Se a tua escrita estiver bastante treinada, terás uma boa velocidade para tirares apontamentos durante as aulas e, assim, teres toda a matéria de que necessitas para estudar para a frequência.

  • Define rotinas

Por último, não te esqueças que, por vezes mais é menos. Se desde o secundário levares rotinas definidas para a faculdade o teu rendimento escolar poderá ser maior. Durante o estudo faz várias pausas para estares totalmente concentrado no trabalho que executas. Tenta acordar e ir dormir sempre à mesma hora, para que o teu cérebro esteja disciplinado.

Estas são algumas das coisas que, com as novas experiências que se tem na faculdade, se já as levarmos bem definidas desde o secundário nos facilitarão (e muito) a vida e o nosso bem-estar.


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!